Seu corpo não é de vidro, confie no processo!

Seu corpo não é de vidro, confie no processo!

A atividade física quando realizada, corresponde em sua grande parte em uma rotina de gasto energético acima do considerado como repouso, mas que não tem características de: progressão, sobrecarga, tempo de execução, repetições, quantidade de vezes que deve realizar, organização dos movimentos, velocidade do movimento, tempo de descanso entre os movimentos; basicamente isso é característica de exercício físico. Este sim, vai gerar melhorias na condição física e clínica de uma pessoa que esta realizando o movimento que deve ser unicamente prescrito por um profissional de Educação Física.

Existem alguns aspectos chaves e didáticos que vou apresentar, que devem ser respeitados para um realização de sucesso, eficiência, segurança de um rotina de seja qual tipo de modalidade for, são os seguintes princípios:

• da Sobrecarga;
• da Supercompensação;
• da Conscientização;
• da Saúde;
• da Adaptação;
• da Individualidade Biológica;
• da Continuidade e Reversibilidade;
• da Manutenção;
• da Especifidade;

Dentre este universo de possibilidades, temos o treinamento funcional e de força (musculação e suas variáveis), vou relacionar a visão que poderá aumentar a compreensão do praticante conforme o tipo de modalidade.

>> No Treinamento de Força na musculação, uma das grandes referências da área é Tudor O. Bompa, apresenta 3 leis básicas, são elas:

1. Antes de desenvolver a força muscular, desenvolver a flexibilidade/mobilidade articular.
2. Antes de desenvolver a força muscular, desenvolver a parte tendínea do músculo.
3. Antes de desenvolver a força muscular, desenvolver o CORE.
>> Já no Treinamento Funcional, existe um pirâmide a ser respeitada, visando um
padrão de movimento eficientes, com o mínimo de compensações no movimento,
devendo isso ser respeitado antes do incremento da carga.
1. Foco no movimento funcional;
2. Progressão para a performance;
3. Habilidades funcional;

Em cada etapa, para ocorrer a progressão a anterior deverá estar cumprindo com excelência o gesto motor.

Já no treinamento aeróbio, o mesmo para ter uma progressão eficiente, devemos pensar em 3 engrenagens trabalhando de forma juntas para uma boa eficiência do sistema no quesito resultado/aumento da performance pessoal:

A ampliação da performance do treinamento aeróbio, ou de força, necessita de uma integração dos sistemas, mas, o estímulo específico que será realizado deverá ser conforme a modalidade realizada, para gerar o maior benefício. Exemplo: que melhorar força, treine principalmente força; quer melhorar o cardio, treino estímulos em sua maioria da rotina de treino, treinamentos que geram esta adaptação.

Basicamente, respeitando os processos com o que foi informado acima, já conseguimos progredir com coerência, segurança e sem medo de colocar o corpo sob estresse.

Autor/Parceiro: ZEOLLA CONSULTORIA ESPORTIVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *