VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

A osteoartrite (OA), forma mais comum de doença articular, é uma patologia de origem multifatorial que leva à destruição da cartilagem articular, além de alterações inflamatórias em toda a articulação. Com o progressivo aumento da expectativa de vida, cresce ainda mais a importância dessa patologia, não apenas no tocante à saúde, mas também no que se refere aos custos gerados pela doença. No Brasil, projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que em 2050 a parcela de pessoas com mais de 65 anos, que em 2000 era de apenas 5% da população, aumentará para aproximadamente 18%.
Existem mais de 50 modalidades de tratamento para a AO dos joelhos. As principais opções de tratamento incluem manejo não farmacológico, manejo farmacológico,5 uso de injeções intra-articulares (IAs) e tratamento por meio de cirurgia.
As IAs têm sido usadas há muitos anos para tratar desordens articulares dolorosas, especialmente por meio da injeção de suspensões cristalinas de corticosteroides de longa duração.
A viscossuplementação (VS), intervenção relativamente nova, consiste na injeção de ácido hialurônico (AH) exógeno em articulações diartrodiais para o tratamento da OA.
O AH é um polissacarídeo naturalmente produzido pelas células tipo B da membrana sinovial e suas moléculas de elevado peso molecular formam uma solução de alta viscosidade, que serve tanto como um lubrificante quanto como um amortecedor de choques. A VS tem uma eficácia de curto prazo por causa do seu efeito de alívio da dor, mas também é considerada uma droga modificadora da doença osteoartrite (DMDOA), com benefícios dentro de um período de seis meses a até alguns anos. Acredita-se que o resultado a longo prazo do AH é devido ao seu mecanismo de ação modulador, especialmente por meio de sua interação com os receptores CD44 dos sinoviócitos.
Apesar da eficácia do procedimento é importante que o paciente consulte-se com o médico ortopedista pois o tratamento depende do caso, nível da patologia e histórico clínico do indivíduo.